Plano de aulas - Páscoa - Projeto

Projeto: Páscoa.

Complemento..neste link - mais atividades

Duração: 29 de março a 01 de abril.

Justificativa: A Páscoa é uma data religiosa muito importante para nós Cristãos, no entanto, seus símbolos são recheados de significados que encantam e contribuem com a formação até mesmo daqueles que não declaram nenhuma fé. Esta data merece uma atenção especial no calendário letivo, com isso, desenvolvo o Projeto Páscoa visando resgatar valores que estão se perdendo com o tempo em razão dos apelos comerciais, pois a Páscoa é mais do que uma simples troca de chocolates e o carinho é o que vale mais.

Objetivo geral: Transmitir o verdadeiro significado da Páscoa, propagando os valores, as boas ações e as boas maneiras, promovendo reflexões sobre a amizade entre as pessoas e o porquê de partilhar.

Objetivos específicos:
• Conhecer o significado de “Páscoa”;
• Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um;
• Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida;
• Trabalhar, adquirir e transmitir a solidariedade, afetividade e a socialização, integrando com uma turma e propagando os valores de partilha, cooperação;
• Estimular o carinho, o cuidado através da dinâmica: LEVA-ME PRA TUA CASA;
• Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla;
• Recordar as cores através de jogos e brincadeiras;
• Relacionar os números com a quantidade;
• Estimular a imaginação e a dramatização das crianças através de histórias e músicas;
• Promover e estimular a linguagem oral;
• Estimular a expressão corporal;
• Desenvolver o raciocínio lógico.

Conteúdos:
• Data comemorativa: Páscoa;
• Símbolos da Páscoa;
• Afetividade, solidariedade e socialização;
• Coordenação motora ampla e fina;
• Expressões gráficas: desenho, pintura, alinhavo, montagem, recorte;
• Discriminação auditiva e visual;
• Cores;
• Noção e visualização dos números de 01 a 03;
• Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos, músicas);
• Histórias e contos;
• Jogos de raciocínio (quebra-cabeça e jogo da memória);
• Música e ritmo relacionado ao tema (coelhinho da páscoa, de olhos vermelhos, coelho balsa nova;
• Expressão corporal;
• Dramatização e apresentação da música COELHINHOS PINTADINHOS.

Metodologia:
• Conversa informal diálogo e questionamento oral através de cartaz, figuras e relatos sobre o assunto;
• Visualização dos símbolos da Páscoa através de fichas;
• Móbile do coelho;
• Toca do coelho na sala;
• Músicas dramatizadas relacionada à Páscoa: Coelhinho da Páscoa, O coelhinho, A história da cabana, Coelhinho bossa nova.
• Confecções de máscaras e de roupas de coelho;
• Gincana para socialização: corrida do nariz, caça aos ovos, Hop... Hop... Coelhinho, coelho sai da toca, onde estão os ovinhos, O coelho da Páscoa disse... , Ovo choco;
• Dinâmica: LEVA-ME PRA TUA CASA (onde o aluno levará um dos personagens pra casa para passar uma noite);
• Diário dos personagens da dinâmica: LEVA-ME PRA TUA CASA;
• Pintura facial;
• Fantoches;
• Historinhas: O macaco e o coelho, Dona Coelha e seus filhotes, Os coelhinhos da Páscoa;
• Jogo da memória e quebra-cabeça;
• Cartaz dos números e suas quantidades;
• História em seqüência;
• Gincana da socialização (integração das turmas do Pré-a com a turma do Pré-b da E.M.E.F. Francisco Mendes.

Culminância: pintura facial, apresentação da música COELHINHOS PINTADINHOS e festinha de Páscoa.
Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. 4 PLANO


Rotina: organização dos alunos para o lanche e chamada.

Rodinha: conversa informal e explicação sobre as atividades de rua que serão feita.

Atividade 1: Corrida de Nariz

Preparação: Divide-se o grupo em times que contenham quatro a cinco crianças cada um. Colocam-se as crianças de cada time em fileira atrás de uma linha de partida. Na frente de cada time deverá haver uma bolinha de papel, representando ovinhos, para cada criança e distante cerca de 4m um círculo de giz de cerca de 50 cm de diâmetro.
Desenrolar: Iniciando o jogo o primeiro aluno de cada fileira sai e deverá mover um dos ovinhos até o interior do círculo tocando-o com o nariz. Vence a equipe que terminar primeiro com todos os seus ovinhos no interior do círculo.

Atividade 2: Caça aos Ovos

Preparação: Confenfeccionar várias bolinhas de papel representando ovinhos de Páscoa. Esconde-los em diversos lugares.
Desenrolar: As crianças terão que procurar os ovos pela sala. Nesta fase trabalharão individualmente. Após junto com o professor terão que fazer a contagem dos ovos e ver quem achou mais.


Atividade 3: Hop... Hop... COELHINHO

Preparação: As crianças ficam em círculo e um dos jogadores é escolhido para iniciar o jogo.
Desenrolar: O jogador escolhido andará em volta do círculo batendo nas costa de cada um dos seus componentes dizendo a cada batida a palavra "Hop". Irá prosseguindo assim até que escolherá um jogador e quando bater nas suas costas ele dirá a palavra "coelhinho". Neste momento ele sai correndo e o jogador escolhido sai correndo atrás dele. O primeiro jogador estará a salvo se conseguir alcançar o lugar ocupado pelo seu perseguidor antes que este bata nas suas costas dizendo a palavra "Hop”. Se isto acontecer o perseguidor começará novamente o jogo girando em torno do círculo e batendo nas costas de cada elemento dizendo a palavra "Hop". Caso o perseguidor consiga "pegar" o outro ele voltará ao seu lugar e a criança "pega" repetirá novamente as ações para nova rodada do jogo...


Brincadeiras livres no pátio: playground.
Manuseio de livros infantis.

5 PLANO

Rotina: organização e chamada.
Rodinha: conversa informal sobre a aula.

Atividade: pintar e levar o coelho a sua toca.






Musicas e ritmo: O coelhinho da Páscoa, A história da cabana, O coelho, e outras.

Jogos com peças: legos e quebra-cabeça.

Cineminha: Xuxa 4.



6 plano

Rotina: organização dos alunos para o lanche e chamada.

Rodinha: conversa informal sobre a aula.

Atividade 1: cantar as músicas “O coelhinho da páscoa”, “A história da cabana” e “ O coelho”.

Atividade 2: cantar a música – “MERENDINHA” onde ela será cantada todos os dias antes do lanche e da janta. Ela fará parte da rotina.

Merendinha gostosinha
Vou a Deus agradecer, agradecer
E depois com alegria
A merendinha eu vou comer
Comer, comer/ Comer, comer
Comer, comer/ para crescer!
(pintinho amarelinho)

Atividade 3: cantar a música - “Coelhinho bossa nova”.

Coelhinho Bossa Nova

Eu sou coelhinho Bossa Nova
Vou contar para vocês
Prá cenoura não dou bola
Eu só tomo Coca-Cola
Coelhinho Bossa Nova
É uma brasa, mora
Chorar por uma cenourinha nha – nha
Foi no tempo da vovó
Prá cenoura não dou bola
Eu só tomo Coca-Cola
Coelhinho Bossa Nova
É uma brasa, mora.


Atividade 4: pintar, colar algodão e recortar a orelha do coelho.




Atividade 5: (fazer furos com furador em volta do rostinho do coelho)

  • pintar e alinhavar com cordão o rostinho do coelho.

Fonte: Aline

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...
Comentários
6 Comentários

6 comentários :

  1. Bom dia!
    Esse projeto foi retirado do meu blog http://cantinhodassugestoes.blogspot.com.br/
    O projeto tem minha autoria, só fico chateada quando não ganho os créditos... meu blog é recheado de atividades e projetos realizados por mim e todos tem livre acesso a eles, mas peço que deem os crédiotos. obrigada!
    Aline Pires Couto.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns gostei mais queria mais pra sétimo, oitavo e nono anos.

    ResponderExcluir
  3. Amei seu trabalho e estou compartilhando em meu blog.Abraço

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!!
Comete, opine, se expresse! este espaço é seu!
Espero que tenha gostado do blog e volte sempre!

Instagram

Scroll to top