FAZENDO DINHEIRO - Entre Amigas

Amigas partilham segredos, é o que nos mantém unidas

ANUNCIE AQUI

BANNER 728X90

FAZENDO DINHEIRO

       1.    Bloco de Conteúdo
           
Arte


2.    Objetivo
Valorizar a pesquisa e a freqüentação junto às fontes de documentação, preservação, acervo e veiculação da produção artística.

Estabelecer relações com o trabalho de arte produzido por si, por seu grupo e por outros.

3.    Conteúdos
Artes visuais

4.    Tempo estimado
Uma aulas.

5.    Material necessário
Papel, canetas e lápis.

6.    Desenvolvimento
1ª ETAPA -
Explicar para a turma como é feito o dinheiro.
2ª ETAPA – Distribuir papel para cada aluno confeccionar seu próprio dinheiro.
7.    Avaliação
Avaliar se o aluno valoriza a pesquisa, conhece e observa a importância da documentação, preservação, acervo e veiculação da própria cultura e das demais em relação aos espaços culturais, ao planejamento urbano, à arquitetura, como bens artísticos e do patrimônio cultural;
Analisar se o aluno sabe identificar e argumentar criticamente sobre seu direito à criação, respeitando os direitos, valores e gostos de outras pessoas da própria cidade e de outras localidades, conhecendo-os e sabendo interpretá-los.

Anexo

Como é feito o dinheiro?
Os nomes podem variar: real, libra, dólar, rublo, peso... mas o processo de fazer as notas e as moedas é praticamente o mesmo no mundo todo.


Notas
Um artista faz esboços com lápis e tinta, mas os embaraçados desenhos de fundo são feitos no computador em programas CAD (computer aided design). Eles funcionam como uma forma de tornar difícil a falsificação.
A chapa é feita por um gravador que usa ferramentas afiadas para esculpir o desenho numa folha de talha. O desenho é copiado várias vezes em uma grande chapa de impressão, o que permite a reprodução de várias notas ao mesmo tempo.
Para se criarem as cores exatas e também evitar a falsificação, as tintas têm de ser cuidadosamente misturadas. O papel também é diferente. Geralmente, é feito com fibra de algodão e linho, podendo ser manuseado por milhões de pessoas sem ser destruído.
A impressão das notas passa por três processos:
Impressão litográfica: imprime o desenho do fundo. As chapas litográficas são feitas a partir da folha de talha. Cada uma delas corresponde a uma cor diferente. A tinta passa dos rolos para as chapas e, depois, elas são impressas umas sobre as outras.
Chapa: produz a imagem principal da nota. A tinta sai pelas ranhuras da folha para o papel.
Impressão tipográfica: imprime um número de série em cada nota. Então, é incorporado mais um dispositivo de segurança às cédulas: as fitas metálicas.
Por fim, uma guilhotina corta as folhas de notas em notas únicas. Depois, elas são embaladas em pacotes e entregues aos bancos. No Brasil, apenas a Casa da Moeda pode imprimir dinheiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!!
Comete, opine, se expresse! este espaço é seu!
Espero que tenha gostado do blog e volte sempre!